terça-feira, 27 de agosto de 2013

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO

Vamos ser realistas, planejar não é algo que fazemos corriqueiramente né?
Nós brasileiros, estamos acostumados a ir fazendo as coisas sem pensar no depois ou nos resultados. Vamos sempre fazendo as coisas na base do “seja o que Deus quiser”.
Estou dizendo isso porque tenho vivenciado muito isso no meio empresarial.
Acreditem: das empresas que tenho acompanhado, pouquíssimas planejam suas ações. Todas elas sabem confusamente onde querem chegar, outras nem sabem para onde estão indo e um número muito pequeno delas sabem claramente onde querem estar no futuro.
Se você não quer perder dinheiro ou desperdiçar o mínimo possível dele, você precisa começar a planejar as ações de sua empresa ou negócio. E isso vale muito mais ainda para as pequenas e médias empresas, pois as “PMEs” estão sempre com orçamento próximo à linha vermelha, o que diminui muito a margem de erro dessas ações.
Planejar não é um “bicho de sete cabeças”. Digo que é algo como andar de bicicleta. Uma vez aprendido, pronto, você nunca mais esquece, e, é claro, a prática leva a perfeição.
Se você vai montar um negócio próprio ou já tem um, você com certeza tem metas, seja elas quais forem, certo? Seja fazer o negócio lucrar mais, seja expandir seu negócio, seja buscar presença no território, seja vender mais, seja o que for, um negócio que se preze sempre tem metas a atingir.
Agora me responda uma coisa: Você consegue atingir essas metas sem se planejar?
Para os esforçados eu tenho certeza de que a resposta é sim, mas você atingiu suas metas da forma menos onerosa possível? Ou houve desperdícios de energia e/ou dinheiro para atingi-las?
Ao olhar para as grandes empresas eu me pergunto: como será que essa empresa conseguiu ficar desse tamanho? Como será que essa empresa consegue cuidar dos mais de 10.000 funcionários que ela possui?
A resposta é: PLANEJANDO!
Você somente conseguirá realizar grandes tarefas e dar grandes passos, dividindo em “subtarefas” com prazos definidos.
E como se faz isso? Planejando.
Por exemplo, a expansão de um negócio é uma grande tarefa que exige dinheiro e muito esforço, e você só conseguirá fazê-lo se planejar dividindo essa ação em pequenas tarefas. Isso fará com que você consiga atingir essa meta, diminuindo o risco de não dar certo.
Outro detalhe muito importante é o seguinte, você somente conseguirá dar um passo adiante se tiver dados suficientes que embasem essa ação. Para isso você terá de tomar decisões baseadas em números, e para que você possa fazer isso, você deve olhar para os registros financeiros do seu negócio.
É de extrema importância registrar os dados financeiros do seu negócio desde o seu nascimento, pois são esses dados que irão guiar suas decisões.
Monitorar sistematicamente os resultados é algo que será uma constante em sua vida como empresário.
Monitorar os resultados é como precisar chegar a algum lugar que você sabe onde é, mas durante o caminho você sempre deverá olhar no mapa para saber se está indo para o lugar certo e pelas vias certas. Sem olhar sistematicamente para os resultados do seu negócio você nunca saberá se está tomando as vias corretas para atingir os seus objetivos.
E é exatamente isso que fazem os empreendedores de sucesso! Eles planejam e monitoram sistematicamente os seus negócios.
Quer saber como eles fazem?
Eles planejam dividindo tarefas de grande porte em “subtarefas” com prazos definidos.
Eles constantemente revisam seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.

E eles mantém registros financeiros atualizados e utiliza-os para tomar decisões.
Portanto amigo, quebre o paradigma do medo e comece a planejar e registrar seus movimentos financeiros. Você verá que conseguirá chegar muito mais longe do que imaginava.

Adote o planejamento como uma constante em seu dia a dia e caminhe rumo ao sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário