quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ABAIXO A "CORRERIA DESENFREADA"!

Empreender é tão empolgante que até nos esquecemos que um dia tem 24 horas. E costumo dizer que se tivesse 30 seria ainda melhor.
A parte boa disso, sem dúvida, é estar empenhado em realizar um sonho, e poder sentir a sensação de estar fazendo algo que ficamos imaginando por muito tempo, passando por horas e mais horas planejando, fazendo contas e sonhando. Muitas vezes sem ter com quem compartilhar.
Mas devemos nos atentar para alguns fatores que são prejudiciais nessa "correria desenfreada", como digo.
Como todas as outras coisas, tudo tem um preço.
Durante todo o processo de abrir e "tocar" um negócio, somos pegos pela “bendita ansiedade”, além dessa sensação de correria total.
Somos tomados por uma vontade imensa de "correr com tudo"!
Corremos para comer, para andar, para falar, para conviver com a família e para muitas coisas, o que nos dá essa sensação de que as 24 horas do dia são curtas. E nesse processo de correria acabamos cometendo vários errinhos no negócio que não cometeríamos se estivéssemos mais atentos.
Por isso, pergunto à você: Correr pra quê?
Vou lhe provar que a correria não ajuda nenhum empreendedor a chegar em lugar algum
. Quer ver?
Então vamos lá!
No início de um negócio, o empreendedor é a figura que desempenha a maioria dos papéis chave do negócio. É ele que tem que cuidar da produção, do financeiro, do marketing, das vendas, da contabilidade, da estratégia, do monitoramento, enfim, de (quase) tudo!
Imagine um time de futebol com um jogador só. Ele cobra a falta, cabeceia para o gol, defende, cobra escanteio, toca a bola para ele mesmo, pede tempo e realiza a partida inteira jogando sozinho.
Será que esse time de um jogador só tem alguma chance de ganhar a partida?
Difícil né?
E como será que ficou esse jogador após essa partida?
Ele correu feito doido por noventa minutos, ficou com a sensação de ter corrido um dia inteiro, e pior, não conseguiu vencer a partida.
Resultado: ele ficou muito cansado e totalmente desanimado pois não ganhou o jogo. Ou seja, o resultado, além de ruim, foi péssimo.
O mesmo acontece conosco ao iniciarmos um novo negócio. Os erros cometidos pela falta de atenção, devido a correria, faz a gente perder o jogo. E perder o jogo, para nós, é igual a perder dinheiro.
E qual é a solução para isso?
Teoria das 2 Páginas
Para solucionar esse problemão, eu recorro a "Teoria das 2 Páginas", como eu a chamo.
A Teoria das 2 páginas consiste em ler e entender apenas 2 páginas de um livro por dia, independentemente de você conseguir ler mais.
Como assim?
Vou lhe explicar.
Há alguns anos atrás, quando eu comecei a me interessar por empreendedorismo, eu me deparei com uma montanha de livros que eu precisava ler a respeito do mundo dos negócios, e cá entre nós, no meu tempo de escola eu sempre fui um péssimo aluno. Apesar de ter sido muito bem educado e ter nascido em uma família de educadores, eu nunca gostei muito de estudar.
Para que eu conseguisse "dar conta do recado", eu agi da seguinte maneira:
- Eu lia e entendia apenas 2 páginas do livro por dia. Grifava tudo que achava importante e pesquisava sobre tudo que eu tinha dúvida.
Não importava se eu tinha mais tempo e conseguia ler mais. Não. Era apenas 2 páginas por dia e ponto.
O conceito dessa teoria é: de 2 em 2 páginas se chega ao fim do livro.
O meu problema era chegar ao fim de um livro, terminá-lo e entendê-lo.
Tenho certeza de que você conhece aquele ditado popular que diz:
- "É de grão em grão que a galinha enche o papo". É exatamente esse o conceito da Teoria das 2 páginas, de 2 em 2 páginas se chega ao final do livro, e com êxito ainda.
Dessa forma o aprendizado ficou tão enraizado em mim que fui crescendo com consistência, e, a medida em que os dias foram passando eu fui aumentando o número de páginas por dia e assim conseguindo fazer uma leitura cada vez mais rápida e eficiente.
Aonde eu quero chegar?
Aplique esse conceito para as tarefas diárias do seu negócio. Faça um pouco por dia e procure entender exatamente o quê e por quê você faz.
Aplique a teoria das 2 páginas por dia e você verá o quanto você fará em um ano.
Dessa forma eu posso lhe garantir uma coisa:
- Você vai se surpreender com os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário