quarta-feira, 10 de julho de 2013

RISCOS CALCULADOS



Tem muita gente que acha que iniciar um negócio envolve um risco muito grande, aliás, a maioria das pessoas tem certeza disso.
E elas estão certas!
Existem riscos de ordem financeira, de mão de obra, de atrasos, de funcionamento, de desperdício, de sazonalidade, dentre outros, que, se eu começar a listar, eu vou ocupar todo o espaço desta página.
Existem muitas pessoas que, ao pensar simplesmente no risco de perder suas economias num negócio que pode não dar certo, já nem começam a empreender. Assim como existem pessoas que “metem a cara e a coragem”, iniciam o negócio dos seus sonhos, e morrem na praia porque foram surpreendidos por algum detalhe que não foi calculado corretamente.
Definitivamente, em qualquer negócio que se pretenda iniciar existem inúmeros riscos.
Quantas vezes vocês já ouviu algum amigo, ou até mesmo algum parente, falar que ele teve uma idéia brilhante, na qual bastava “fazer isso” e “aquilo” e “já era!”, terminando a frase com um sonoro “vamos lucrar na certa!”, como se as coisas fossem fáceis assim? Você conhece alguém assim?
Eu já, e não são poucos!

Quero lembrá-los que não existe fantasia. Nem mesmo a antiga e famosa “caderneta de poupança” está livre de riscos, quando muito um negócio, e não importa o seu tamanho.
Nosso instinto de defesa está programado da seguinte forma, ao nos depararmos com uma situação de risco, a primeira sensação que sentimos é o medo, e, ao sentirmos medo nós travamos como forma de nos defendermos. Nós nascemos assim, e também é da nossa cultura agirmos assim.

Agora me responda uma coisa:
Você vai deixar de realizar seu sonho de ter um negócio próprio pelo medo de não dar certo, ou pelo tamanho do risco que isso envolve?
Se você respondeu que sim, então, prepare-se para mudar de opinião, pois vou mostrar para você como lidar com isso!
Primeiramente, vamos utilizar a técnica do pensamento lateral, que nos diz para olharmos para o mesmo objeto por um ângulo diferente. Dessa forma, ao olhar para o risco, pare de sentir medo e passe a sentir motivação. Utilize os riscos para mantê-lo com os pés no chão. Olhe para o risco e extraia o que ele quer lhe trazer de bom.
Os empreendedores de sucesso correm riscos calculados, ou seja, eles pensam muito a respeito e avaliam quais são as melhores alternativas.
A diferença entre um empreendedor de sucesso e um “aventureiro”, é justamente o fato de como eles se comportam com relação aos riscos.

Os empreendedores de sucesso
colocam-se em situações que
 implicam desafios ou riscos
 moderados. Eles agem para 
reduzir os riscos e para
 controlar os resultados.
Os aventureiros “tomam 
os pés pelas mãos”, e depois
 de uma experiência ruim, 
como perder dinheiro com 
um negócio que não deu certo, 
nunca mais empreendem 
novamente.

Não existe a possibilidade de não correr riscos, afinal, sem riscos não existe negócio algum. Porém, comportando-se adequadamente com relação aos riscos, você sentirá tranquilidade para empreender o que quer que seja.

Nunca se esqueça:
Para dar um passo com firmeza em relação ao seu sonho e lidar bem com riscos, faça como os bem sucedidos:
- Avalie alternativas;
- Calcule os riscos deliberadamente;
- Aja para reduzir os riscos;
- Controle os resultados;
- Coloque-se em situações de riscos moderados.

Texto: Felipe Chesine
Edição: Lilá Araujo
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário