quinta-feira, 18 de julho de 2013

RECOMENDAMOS


Por que empresas como a Procter & Gamble, Johnson & Johnson, GE, Citicorp e Philip Morris se tornaram lideres em seus setores, passando à frente de rivais como Colgate, Bristol-Mayers Squibb, Westinghouse, Chase Manhattan e RJR Nabisco?
Para responder a esta pergunta, os professores James Collins (Jim Collins como é conhecido) e Jerry Porras realizaram uma pesquisa sobre 18 empresas excepcionais e duradouras – algumas com quase cem anos de existência -,  cujo desempenho vem sendo 15 vezes superior ao da média do mercado acionário desde 1926.
Reunindo cerca de cem mil páginas de livros, relatórios, matérias de jornais e revistas, eles traçaram o perfil histórico, estrutural, filosófico e a performance destas empresas, comparando-as com outras bem-sucedidas, mas não tanto quanto as chamadas empresas visionárias.
Feitas para durar reúne as conclusões desta pesquisa de seis anos, que derrubou mitos do sucesso, como líder carismático, a intuição, a empresa voltada para o cliente, downsizing, melhoria continua e delegação de poderes. Feitas para durar mostra quais são os princípios eternos do grande modelo de organização que irá prosperar muito além do século XXI.

James C. Collins, mais conhecido como Jim Collins, é responsável por uma empresa de treinamento e consultoria baseada em Palo Alto, Califórnia. É professor de pós-graduação em Administração da Universidade de Stanford e trabalhou na McKinsey e Hewlett-Packard.

Jerry I. Porras também é professor de Stanford, onde dirige o programa executivo de mudança organizacional. Trabalhou na GE e na Lockheed.


Jim Collins, também é autor do livro Feitas para vencer, que recomendamos na Segunda edição da página Empreenda PME, que foi publicada no dia 07 de junho de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário