INDICADO
PARA: organizações de todos os portes.
SERVE PARA:
analisar os pontos fortes e fracos, e as
oportunidades
e ameaças de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de
ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
É ÚTIL
PORQUE: incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas
perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva.
SOBRE A
FERRAMENTA: A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da
administração.
Não há executivo
de grande empresa que não a conheça. Mas a ferramenta ainda é pouco conhecida e
consequentemente pouco usada - por quem tem empresas de menor porte. A Análise
SWOT não tem um pai ou mãe definidos, mas muitos acreditam que ela tenha sido
desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade Stanford, a
partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Portanto,
como qualquer outra ferramenta considerada clássica na administração, a Análise
SWOT também foi pensada considerando o contexto da grande empresa e,
posteriormente,passou a ser adotada também em outras situações, como em
empresas de menor porte. A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas
o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta
de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do
seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação.
SWOT é uma sigla em inglês dos
termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses
(pontos
fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças
para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da
própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos,
têm origem externa.
COMO USAR: O
uso da ferramenta Análise SWOT é razoavelmente
simples. O mais difícil é identificar os reais pontos fortes e fracos da
empresa, as oportunidades mais vantajosas e as ameaças mais importantes do
ambiente competitivo em que o negócio está enquadrado. Tendo esta preocupação
em mente, use o quadro abaixo e
responda:
S: Quais são
os reais pontos fortes do seu negócio? Empreendedores tendem a ser otimistas
por natureza. Por isso, reflita bem se o que você está escrevendo neste tópico
é um ponto forte real ou se é apenas a sua opinião. Valide sua lista com
pessoas que conhecem bem você e o seu negócio. Diversos itens podem ser
considerados pontos fortes.
Alguns exemplos: um bom local com muito trânsito de
pessoas que formam o público-alvo pode ser um ponto forte para uma loja
varejista; ter a patente de um produto ou acesso a um excelente canal de
distribuição. Ter uma marca conhecida e querida ou uma equipe realmente
comprometida com a estratégia da empresa também são pontos fortes. Não é fácil
levantar todos eles, mas tente pensar nas vantagens competitivas de sua
empresa.
W: Quais os reais pontos fracos do seu negócio? O
otimismo excessivo do empreendedor pode impedi-lo de refletir sobre os pontos
fracos do negócio.
Outros se
sentem mais confortáveis se listarem as oportunidades de melhoria (e não os
pontos fracos) do seu negócio. Aqui não importa o termo, desde que
você
reconheça que sua empresa não faz bem tudo aquilo que poderia fazer e/ou
poderia fazer muito melhor. Mesmo as melhores empresas conseguem elaborar uma
grande lista de pontos fracos (ou oportunidades de melhoria). Quanto mais
esforço em identificar esses pontos, mais sua empresa tende a se tornar melhor,
desde que elabore um plano de ação para tratar cada ponto fraco. Neste tópico,
liste tudo que está fazendo seu negócio perder vendas ou aumentaros custos
(despesas, gastos, perdas).
O: Quais são
as oportunidades para o seu
negócio?
Muito cuidado ao elaborar a lista deste tópico porque empreendedores veem
oportunidades em todos os lugares. Para elaborar a lista, é preciso que a
empresa tenha uma estratégica clara, com objetivos, indicadores e metas bem
definidos. Isso permitirá fazer com que as oportunidades vislumbradas para o
negócio sejam priorizadas de acordo com a estratégia da empresa.
T: Quais são
as ameaças para o seu negócio?
Comece sua
lista pelos problemas que o seu negócio pode enfrentar (ou está enfrentando)
com a concorrência. Que atitudes de seus concorrentes podem contribuir para
reduzir as vendas ou aumentar os custos da sua empresa?
Fonte:
movimentoempreenda.revistapegn.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário