quarta-feira, 3 de julho de 2013

REDE DE CONTATOS

Você, que já é empresário, dono do seu próprio negócio, sabe muito bem da importância do networking para o sucesso de qualquer empresa.

Saber como utilizar essa rede de contatos é um dos comportamentos empreendedores que também fazem a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um negócio.

É sobre ela que vamos falar um pouquinho hoje.


O termo networking foi agressivamente utilizado nos últimos 20 anos. Para uns isso parecia conversa de grego, para outros um termo chique, e para outros uma coisa quem "nem cheirava e nem fedia". Nos dias de hoje, para a pessoa que pretende conquistar seus objetivos, não há que se pensar em não ter uma bela rede de contatos.
Mas para que serve uma rede de contatos? Uma rede de contatos, na minha opinião, é igual Bombril, tem 1001 utilidades. Conhecer pessoas, ou pelo menos, conhecer pessoas que conhecem pessoas, pode facilitar e muito sua vida pessoal e profissional.
Como nós estamos falando de negócios, a sua rede de contatos pode viabilizar o nascimento de sua empresa, pode lhe ajudar a recrutar funcionários de nível A, pode ajudar a achar um fornecedor, pode facilitar negociações, pode ajudar a atingir sua meta de vendas, enfim, para tudo que você imaginar a sua rede de contatos pode te ajudar.

O termo network é recente, porém, utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos, é tão velho quanto andar pra trás, e é praxe no mundo dos negócios. 

Aposto que você conhece muitas pessoas e já precisou delas para alguma coisa, certo?
Por exemplo, toda empresa precisa dos serviços de um contador, mas não pode ser qualquer contador. O contador precisa ser uma pessoa da sua confiança, pois você não vai querer que a contabilidade do seu negócio seja feita por qualquer um, certo? Certo. Então, o que você fez? Certamente perguntou para algum conhecido se ele conhecia algum contador de confiança, acredito.
Você percebeu que, sem querer você utilizou sua rede de contatos para descobrir um contador de confiança para resolver um problema? Pois bem, é assim mesmo que a coisa funciona! É perguntando pra um, pra outro, conhecendo pessoas, frequentando eventos que promovem network que vamos aumentando nossa rede de contatos.
O grande sucesso da rede social Facebook se deu justamente pela ideia de aproximar as pessoas, inclusive, aquelas que não conhecemos pessoalmente. O Facebook nos conecta com pessoas do mundo inteiro e aproxima esse contato com apenas alguns cliques.
Quer lugar melhor para aumentar seu network do que esse?
Aqui em São Roque, graças a ideia genial da nossa parceira Lilá Araujo, nós temos o Business Happy.
Um evento que ocorre a cada dois meses aproximadamente e que promove o networking de uma forma muito descontraída e gostosa, colocando você cara a cara com importantes empresários e empreendedores da região.
Sinto muito, mas, não participar desse evento que acontece aqui em nossa cidade é, simplesmente, deixar uma grande oportunidade escorregar pelos dedos.
Para saber mais sobre a próxima edição do Business Happy, fique ligado em nosso site, www.empreendapme.com.br, e no site da revista HITS, organizadora do
evento, em www.hitsmagazine.com.br.
Quer uma ação simples e prática e que te leve em direção ao sucesso?
Coloque para funcionar sua rede de contatos!

Texto: Felipe Chesine
Edição: Lilá Araujo
Imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário