domingo, 9 de junho de 2013

LIVRO: EMPRESAS FEITAS PARA VENCER

No “Recomendamos” desta semana eu quero indicar um livro que não é nenhum lançamento, porém temos vários motivos para indicá-lo, dentre eles:



- Foi escrito por um dos pais da administração moderna, o grande Jim Collins;


- Foi um dos livros que mais impactaram na criação dos meus novos negócios;


- É um dos livros que julgo como responsável pelo sucesso dos meus negócios, aliás, se eu tivesse lido ele antes, com certeza eu teria errado menos.




Apresento então a vocês a maior pérola da literatura sobre negócios do mundo, o livro “Empresas feitas para vencer”, de Jim Collins, lançado aqui no Brasil pela editora Campus Elsevier.
Good to great, do original em inglês, tem como missão responder a pergunta: o que faz uma empresa deixar de ser boa para se tornar uma empresa excelente? Para respondê-la, o autor convocou uma equipe de pesquisadores que se debruçaram sobre números de diversas empresas de capital aberto que tenham crescido muito mais do que a média de mercado e do que suas concorrentes diretas num período de tempo extenso, de mais de 15 anos.
As empresas teriam que ser de capital aberto por conta do acesso aos dados. E o período tinha que ser extenso para não ser obra do acaso, ou seja, fruto do trabalho de um CEO inspirado, por exemplo. Os resultados obtidos pelos pesquisadores foram compilados em seis princípios que foram o que o autor chamou de volante do crescimento.



Segundo Jim Collins: 

“Não ganha mercado quem inova, inova e apenas inova. Ganha quem sabe integrar criatividade  e disciplina a um produto ou serviço inovador e, claro, que tenha escalabilidade para chegar ao cliente”, afirmou ele e prossegue afirmando que  é sempre preciso que o líder pare para refletir sobre seu negócio e também sobre sua postura. Quem são seus líderes e mentores? Como você pode ser um mentor para seus funcionários ou jovens ambiciosos? São essas algumas perguntas que ele aponta que precisam ser feitas.

Texto: Felipe Chesine
Fonte: Revista Exame
Imagens: Divulgação
Edição: Lilá Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário